Segundo dia do 1º Seminário de Atualidades em Jornalismo começa na Unipampa

Posted Publicado em Notícias     Coment�rios Seja o primeiro a comentar
Abr
12

Thales Henrique Pimenta

O Seminário de Atualidades em Jornalismo começou na última quinta-feira (11) na Universidade Federal do Pampa – campus de São Borja – por iniciativa do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. A proposta é refletir sobre temáticas contemporâneas pela perspectiva das práticas jornalísticas para proporcionar aos estudantes um contato com profissionais e professores-pesquisadores da comunicação. Após a abertura oficial, às 9h de ontem, foi ministrada uma oficina de audiodescrição ao vivo e realizadas discussões relativas à produção de documentários com docentes da Unipampa, com o público e integrantes da Associação de Deficientes Visuais e Amigos de São Borja (ADEVASB). Também ocorreu a Mostra de Produções e um bate-papo com Juliana Motta, jornalista da RBS TV de Santa Maria, que participou da cobertura jornalística da tragédia na boate Kiss.
Hoje, no segundo e último dia do evento, dentro do Estúdio de TV do campus São Borja, aconteceu a Mostra de Web, onde foram apresentados trabalhos sobre estruturas da informação, hipertexto, análises de portais, blogues, agência e revista. Em seguida iniciou a Mostra de Rádio, ainda em andamento, com os trabalhos de linha histórica sobre a radiodifusão, programas, radiodocumentários e o Projeto Rádio nas Ruas. O objetivo do evento, através desses produtos e suas reflexões consequentes, é explorar amplamente os contextos do cenário jornalístico. As atividades que são apresentadas à comunidade universitária e são-borjense foram desenvolvidas por acadêmicos do curso no âmbito de suas disciplinas para as categorias de Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo e Fotografia. As apresentações que estão sendo feitas contarão com a participação da professora Luciana Mielniczuk, pesquisadora de Jornalismo Digital, que tratará ainda hoje das experiências de investigação e prática nesse meio.
No evento, os estudantes comentam sobre o desenvolvimento das atividades que realizaram durante as disciplinas cursadas, os resultados dessas produções e as formas de conhecimento que elas permitem produzir. “Em outras palavras, é um evento que busca estimular os estudantes de Jornalismo a falarem sobre o cenário atual do Jornalismo e também a mostrarem um pouco do que eles vêm desenvolvendo de forma experimental na Universidade. Assim, podem refletir sobre desafios, méritos e dificuldades, além de perceber se efetivamente estão, através das suas práticas, observando as demandas do mercado. Igualmente, será uma oportunidade para falar sobre a pesquisa em Jornalismo, ligar tudo isso”, conta Tabita Strassburger, professora do curso de Comunicação da Unipampa e integrante do Processocom. As atividades do Seminário continuam até o fim desta tarde.

Deixe seu comentário

Protected by WP Anti Spam

Noticias

Para ver todas las noticias sobre Processocom, visite la versión en portugués de esta página haciendo clic en la bandera brasileña en la parte superior.